Que dia. Que dia das mães. Que final de semana...

381
2min de leitura

Olá  pessoal,

Neste último final de semana estivemos em Sabará / Minas Gerais. Fomos visitar uma igrejinha que o apelido é Nossa Senhora do Ó, o nome da santa que está no altar desta igreja é Nossa Senhora da Expectação. Que lição aprendemos. 

Olha o Tio Márcio e a Tia Neuzete participando do nosso tour religioso e gastronômico..

A primeira vista não parece ser uma igreja muito interessante pois o exterior é muito simples, algo diferente dos conceitos de Igreja nos dias de hoje. A verdade é que o dono pediu para construir a igreja desta forma onde o que fosse mais interessante estivesse dentro da igreja. Dando a primeira lição para aqueles que frequentavam o lugar, o de não julgar as pessoas e lugares pelo seu exterior.

As cores no interior da igrejinha são Azul da Prússia, Vermelho Sangue e o Dourado ( Folhas de Ouro ), esta igreja possuía um dono com muitas posses que pôde fazer a construção em tempo recorde, 3 anos. Uma coisa incomum para a época, pois poucas são as igreja no Brasil que tem o privilégio de ser concebida com um único estilo. Em Sabará mesmo possui muitas outras igrejas que possuem elementos de outros períodos.  

O lugar é bem agradável e recebe muitos turistas, as casa ao redor da igreja possuem um estilo colonial, um visual bem artístico, caricaturesco muito interessante para quem frequenta o lugar, principalmente crianças, pois chama muita atenção.

O apelido da igreja se deve ao fato dos cânticos para a Santa iniciarem com a letra O ( Ó Santa..., Ó Deus..., Ó Sol...). Eis o motivo de chama-la carinhosamente de Nossa Senhora do Ó.  

Não é possível fotografar dentro da igreja. A igreja chama atenção por conter elementos chineses dentro dela, pois naquela época os artistas estavam inspirados na colônia portuguesa, chamada Macau. Por ter sido feita na primeira fase do Barroco ela possui pinturas e esculturas em excesso no seu interior, conceito comum do período em que foi concebida.

Bem alimentados de história fomos procurar um lugar para almoçar e descobrimos um lugarejo em Sabará chamado Pompéu. Vários restaurantes com comida caseira e típica mineira. Escolhemos o Jotapê. Lá você poderá saborear Ora-pro-nóbis, uma planta muito comum na região, além de variedades a base de jabuticaba pois a cidade é famosa pela fruta que está fartamente distribuída em seu território.

E o convite você já sabe fica por conta de:

Com direito a tomar banho de:

Finalizamos o dia com passagem pelo PlayCity.

''

Olha o Beijo do dia das Mães com direito a presente logo cedo.

Café da manhã especial no Mirante do CaféSanto Antonio do Leite - Ouro Preto.

Aproveite para conhecer Minas Gerais, temos um livro de história a céu e o que é melhor, aqui bem perto de nós.

Agradeço a todos...

Que dia. Que dia das mães. Que final de semana...

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cidade do ouro igrejia do ó igrejinha do ó minas gerais nossa senhora da expectação nossa senhora do ó sabara